Esperando o Superman - Documentário mostra a verdadeira educação americana

Depois de Uma Verdade Inconveniente, documentário de 2006 que lançou para o estrelato mundial seu protagonista Al Gore, Davis Guggenheim lançou em 2010 sua visão do estado preocupante da educação básica nos Estados Unidos. Esperando o Superman (Waiting for Superman, EUA, 2010) é um triste retrato do momento vivido pelo sistema educacional americano, que vive há 40 anos sem experimentar progressos significativos em áreas elementares, como leitura e matemática. Diferente do que se imagina, o sistema de educação pública americano encontra-se longe do que já foi em tempos passados, e anda a passos lentos para que mudanças significativas ocorram.
O filme de Davis Guggenheim tenta mostrar isso através dos olhos de cinco crianças, quatro delas moradoras de bairros pobres, que tentam entrar em escolas chamadas "charter". São instituições gratuitas com dinheiro público, mas administração privada, que focam sua atenção em resultados vindos da aprendizagem eficaz, de modo a colocar alunos na faculdade. Essas escolas surgiram nos anos 90 como alternativas para os pais, que anteriormente só podiam pensar em matricular seus filhos nas escolas de seus bairros, com professores desmotivados e resultados negativos nos exames nacionais. Para saber mais sobre as escolas charter e como aplicar seus princípios em sala de aula, leia o livro Aula nota 10, de Doug Leman (clique AQUI e visite o site da edição brasileira).
O problema para entrar nessas escolas está no déficit de vagas em relação ao número de alunos desejosos de se matricular. Para evitar injustiças, as escolas realizam sorteios a fim de preencher as vagas disponíveis. O filme faz um panorama geral da situação em que se encontra a educação americana, ao mesmo tempo em que aproxima o espectador das vidas das cinco crianças: seus sonhos, frustrações, histórias de vida, angústias de seus pais e responsáveis, etc. É impossível não se emocionar, em especial, com a história de Anthony, que tem 11 anos e perdeu seu pai logo cedo para as drogas. São relatos fortes e explorados sem nenhuma apelação, música comovente ou frases feitas. O único apelo feito por Guggenheim é aquele feito por todos os que se preocupam com o futuro da humanidade: uma ótima escola começa por você.

Waiting for Superman (2010) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo