O Impossível

Em janeiro de 2004, um tsunami varreu horrivelmente a costa sudeste da Ásia, atingindo milhares de pessoas e causando a morte de outras milhares. Até o ano passado, somente um filme havia abordado o tema: Além da Vida, dirigido por Clint Eastwood, que, contudo, colocou a tragédia como mais um elemento do filme com tons espiritualistas, que contava três histórias diferentes. Desta vez o evento cataclísmico assume o centro da ação em O Impossível (Lo Imposible, Espanha, 2012), do diretor espanhol Juan Antonio Bayona. Isso mesmo, o filme é uma produção espanhola, embora seja falada em inglês e estrelada por dois atores do alto escalão de Hollywood, Ewan McGregor e Naomi Watts.
A história, baseada em fatos verídicos acontecidos com uma família espanhola (transformada em inglesa no filme. Decisão comercial? Oh yeah!), não traz nenhum elemento novo, original. Ainda assim, é impossível (com o perdão do trocadilho) não se comover com as cenas marcantes realizadas pelo diretor espanhol. O tsunami é mostrado em todo seu horror e majestade, chegando ao limite do que o cinema moderno é capaz de fazer. Mas toda a tecnologia utilizada em prol dos efeitos especiais de primeira seria em vão se não fosse o elenco, que desfila enorme talento com atuações viscerais. McGregor e Watts estão espetaculares nos papéis de marido e mulher que acabam separados pela tragédia e precisam lutar para viver e manter os filhos vivos. A propósito, os atores-mirins que fazem os papéis de filhos do casal inglês, Tom Holland (Lucas), Samuel Joslin (Thomas) e Oaklee Pendergast (Simon) surpreendem e não deixam cair o clima de emoção que toma conta da projeção em momentos cruciais do filme, que emociona sem jamais apelar para lágrimas forçadas, daquelas experimentadas, por exemplo, em Marley e Eu.
O Impossível é puro espetáculo cinematográfico, desses filmes que permanecem na cabeça da gente por muito tempo. Afinal de contas, o instinto de sobrevivência é algo que todos temos, e O Impossível é uma verdadeira homenagem ao espírito humano.

O Impossível (2012) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo