As Aventuras de Pi - Deslumbramento e encanto!

Ang Lee é um cineasta capaz de tocar corações como poucos. Até mesmo com sua versão de Hulk o diretor mostrou sua habilidade de criar cenas de ação sem perder a sensibilidade. Depois de alguns filmes marcantes (O Segredo de Brokeback Mountain, O Tigre e o Dragão), chegou sua vez de experimentar filmar em 3D. Como foi com Martin Scorsese e seu A Invenção de Hugo Cabret, Lee prova que 3D pode ser uma ferramenta narrativa poderosa, que vai muito além de simplesmente jogar objetos na audiência.
As Aventuras de Pi (Life of Pi, EUA, 2012) é um exemplar maravilhoso do talento inegável de Lee. Em duas horas de projeção, seu filme é capaz de capturar a atenção do espectador e despertar nada além de deslumbramento em cada frame, a cada nova cena. É impossível não encher os olhos com todo o clima onírico despertado pela fotografia perfeita, em harmonia com todos os outros elementos do filme, isso inclui as atuações e o roteiro, é claro.
Pi Patel (Suraj Sharma) é um jovem criado com amor por seus pais, proprietários de um zoológico na Índia, que veem uma ótima oportunidade de garantir o futuro dos filhos na mudança do negócio para o Canadá. Para isso, eles embarcam em um navio, que naufraga de maneira misteriosa durante a viagem. Pi consegue embarcar em um bote salva-vidas e se vê sozinho, a não ser pela companhia de um orangotango, uma zebra e o majestoso (e perigoso) tigre Richard Parker. O desafio a partir daí é não somente sobreviver ao naufrágio, mas também escapar do terrível tigre em pleno alto mar.
Toda a história é contada pelo próprio Pi mais velho (Irrfhan Khan) a um escritor (Rafe Spall), que ouve todo o contexto da vida do protagonista antes do naufrágio, o que permite que o público tenha uma conexão  plena com a história, passando a se importar com o herói. Tal feito é obrigatório, se pensarmos que Pi é praticamente onipresente em cena durante todo o filme. Ang Lee, um diretor altamente sofisticado, consegue levar a história do romance de Yann Martel às telas de maneira magistral, sempre demonstrando uma confiança inabalável em seu protagonista.
Indicado a onze Oscar, incluindo Melhor Filme e Diretor, As Aventuras de Pi é um conto de sobrevivência e uma lição dura sobre amizade e como alguns dos melhores amigos que temos e teremos na vida podem surgir nos lugares mais improváveis. Imperdível.

As Aventuras de Pi (2012) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo