Expedição Kon-Tiki - 'Pi' encontra 'Náufrago'

Entre os filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (ou em língua não-inglesa), Expedição Kon-Tiki (Kon-Tiki, Noruega, 2012) talvez seja o que mais se aproxime de uma linguagem mais comercial, quer dizer, voltada para um bom desempenho nas bilheterias, sem descuidar do elemento artístico já contido no próprio cinema.
Kon-Tiki conta a história de como Thor Heyerdal (Pål Sverre Valheim Hagen), um lendário explorador norueguês, cruzou o Oceano Pacífico em uma rústica balsa de madeira em 1947, em um esforço para provar sua teoria, de que a Polinésia foi habitada por sulamericanos, que em tempos pré-colombianos, navegaram mais de 4.000 milhas até chegarem ao arquipélago. Juntamente com Heyerdal, outros cinco aventureiros abraçaram a causa do explorador e embarcaram em uma das jornadas mais notáveis que seres humanos jamais empreenderam. Produzido com um esmero raro em produções de baixo orçamento, o filme dos diretores Joachim Rønning e Espen Sandberg é um verdadeiro triunfo cinematográfico, capaz de encantar um público acostumado a filmes "de naufrágio" como o super-indicado As Aventuras de Pi, de Ang Lee, e a aventura à la Robinson Crusoé Náufrago, com Tom Hanks.
Para quem imagina que morrerá de tédio em cenas contemplativas de um monte de homens olhando para o horizonte enquanto não têm certeza de que chegarão ao destino programado, não há com o que se preocupar: o filme é de tirar o fôlego. Há cenas repletas de tensão, que envolvem tubarões, baleias (veja o pôster acima, que já adianta uma das cenas mais espetaculares do filme), araras, até o desafio final do grupo, que não deixam ninguém pregar o olho durante as quase duas horas de projeção.
Considerado um blockbuster em seu país de origem, Expedição Kon-Tiki é uma dessas preciosidades que não podem passar despercebidas por quem é apaixonado por cinema. A indicação ao Oscar premia um trabalho que tende a se tornar um clássico dos filmes de aventura. O mais incrível nisso tudo é que foi tudo verdade.

Em tempo: Expedição Kon-Tiki estreia no Brasil em 29 de março, segundo o IMDB.

Expedição Kon Tiki (2012) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo