Uma Vida Melhor - Descubra este filme!

Poucos filmes falam de maneira tão sensível e inteligente dos imigrantes latinos vivendo ilegalmente nos Estados Unidos quanto Uma Vida Melhor (A Better Life, EUA, 2011), dirigido por Chris Weitz (Um Grande Garoto, A Bússola de Ouro).
O filme mostra a trajetória de Carlos (Demián Bichir), um jardineiro que não conhece outra vida além do trabalho duro de sol a sol em Los Angeles, tudo para sustentar seu filho Luís (José Julián) e esperar que ele tenha um futuro melhor. O garoto anda pelas ruas, pendendo em uma tênue linha entre os estudos e uma vida ligada às famigeradas gangues de jovens latinos que proliferam pelas periferias da cidade dos anjos. O relacionamento de Carlos com o filho não é dos piores - ele demonstra amar o filho imensamente - mas o pouco tempo passado em casa está lentamente afastando-o da convivência com Luís. A chance de melhorar de vida vem quando ele compra a caminhonete do antigo chefe, que voltou para o México. Com o próprio carro e as ferramentas, ele pode trabalhar por conta própria e ganhar mais dinheiro. Tudo vai bem quando algo muito ruim acontece - não, sem spoilers! - e Carlos precisa cruzar a cidade para não perder tudo o que tem.
Muito mais do que uma crítica social, Uma Vida Melhor é a história do amor de um pai por seu filho e todos os sacrifícios feitos para que se tenha a esperança de dias melhores. Chris Weitz mostra uma sensibilidade notável ao contar esta história, sem julgar em momento algum seus protagonistas e muito menos apelar para lágrimas fáceis. Se a emoção surge, é simplesmente por causa da competência do elenco e pelo roteiro, que respeita a cultura latina e mostra jovens de origem latina totalmente desconectados de sua própria cultura. A atuação de José Julián é segura e convincente; seu personagem simboliza uma geração de latinos imigrantes que não se identifica com nenhum mundo: não se considera mexicano, muito menos americano. Será uma geração perdida? Já Carlos é a representação do obstinado sonho americano, perseguido por tantos e realizado por tão poucos. Por seu trabalho memorável, Demián Bichir foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2012, uma conquista e tanto para um talento que ainda permanecia desconhecido para o mundo.

Em tempo: Uma Vida Melhor já está disponível em DVD no Brasil e está sendo exibido nos canais Telecine.

Uma Vida Melhor (2011) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo