12 Anos de Escravidão | Raro filme sobre a escravidão americana é extraordinário

Há histórias que se não fossem notoriamente verdadeiras, ninguém acreditaria. A vida de Solomon Northup está nesse grupo de contos maiores que a ficção. Negro livre em um país dividido pela escravidão, Northup era um violinista casado e com dois filhos, até ser sequestrado por contrabandistas e vendido como escravo para uma fazenda do sul dos Estados Unidos. Por doze longos anos Solomon trabalhou forçadamente, sofreu todo tipo de humilhação, foi chicoteado, obrigado a chicotear, e acabou aprendendo a sobreviver na mais abjeta condição a que um homem pode ser submetido. Depois desse período, acabou encontrando a boa vontade de um branco (Brad Pitt) que denunciou sua situação às autoridades do país e estas, por sua vez, cumpriram a lei e restabeleceram a liberdade de quem nunca deveria tê-la perdido.
Uma vez liberto, Solomon escreveu um livro, denominado "12 anos de escravidão", que foi o começo de sua militância em prol do fim da escravidão em seu país. O livro, uma obra rara e praticamente desconhecida em nossos dias, acabou sendo descoberto por Steve McQueen, que viu na história um relato poderoso sobre um herói anônimo e inspirador. Decidido a transformar o livro em filme, McQueen foi em busca de seu colaborador em um filme anterior, Michael Fassbender (que já estrelara Shame), que levou o roteiro a Brad Pitt. O astro acabaria produzindo o filme com sua empresa, a Plan B, e teria um pequeno - mas decisivo - papel no filme.
Ponto para todos os envolvidos. A saga de Solomon Northup, vivido com maestria por Chiwetel Ejiofor (de Cinturão Vermelho), é contada com propriedade e um alto grau de comprometimento com os fatos, o que faz de 12 Anos de Escravidão o melhor filme do ano. Se Gravidade surpreende nos aspectos técnicos, o filme de Steve McQueen é um triunfo como narrativa. 
Não estamos falando de um filme fácil de se ver. 12 Anos é duro, triste, realista e por várias vezes chega a embrulhar o estômago de quem assiste. Só para se ter uma ideia, há uma cena em que Michael Fassbender - um senhor de escravos cuja crueldade não tem parelha nos últimos 20 anos de cinema - estupra uma de suas escravas; logo depois de ouvir o "corta" do diretor, o ator chegou a desmaiar. Isso só mostra em que nível está o realismo da obra. As sequências são cruéis, lamentáveis e nos fazem refletir sobre como a humanidade pôde ser capaz de realizar atos tão desumanos, tão carregados de preconceitos imbecis e falsas interpretações de textos bíblicos.
O elenco está estupendo. Chega a ser embaraçoso elogiar os atores brancos, pois são os que impetram os atos mais cruéis e sombrios, mas a atuação de Fassbender beira a perfeição. E não poderíamos deixar de falar de Ejiofor, um ator que há muito deveria ter sido notado pelo grande público, mas só agora tem seu devido reconhecimento. Seu Solomon Northup é notável, e sua atuação faz de seu protagonista um dos mais importantes em todos os tempos. Igualmente arrebatador é o trabalho de Lupita Nyong'o, indicada ao Oscar como atriz coadjuvante no papel da escrava Patsey, objeto da obsessão de Epps (o senhor de escravos de Fassbender). Toda a sua desolação não poderia ser melhor representada; o desespero de quem considera a morte um alívio para tamanho sofrimento é de cortar o coração.
Se o objetivo do cinema é também o de emocionar e suscitar a reflexão - como é também um dos propósitos da arte - 12 Anos de Escravidão é o veículo perfeito para que a humanidade não se esqueça de que, um dia, houve escravidão no mundo. De que, um dia, o homem submeteu outros homens a humilhações, vergonha, escárnio e desespero. Também por isso, este filme não pode ser ignorado.

12 Anos de Escravidão (2013) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo