Garota Exemplar | Filme exemplar

David Fincher é um cineasta espetacular. Esta é a conclusão a que chegamos depois de assistir cada um de seus filmes, desde Seven - Os Sete Crimes Capitais, passando por Clube da Luta (fundamental!) até Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
Em Garota Exemplar (Gone Girl, EUA, 2014), o diretor não realiza nada menos do que o melhor suspense do ano, adaptação do romance homônimo de Gillian Flynn. O filme conta a história de Nick Dunne (Ben Affleck), um escritor fracassado que se mudou com sua esposa Amy (Rosamund Pike) de Nova York para sua cidade natal, um lugar pacato, localizado à beira do rio Mississipi, e vive uma crise em seu casamento. No dia em que completaria cinco anos de casado, sua esposa Amy desaparece, deixando em casa o que parecem vestígios de luta. A partir deste acontecimento, Nick se envolve em uma verdadeira montanha-russa emocional, ainda mais quando o sumiço da esposa se torna um espetáculo midiático no qual ele se torna o principal suspeito de ter assassinado Amy e dado um fim no corpo. Tal suspeita acaba se transferindo para o espectador, que começa a duvidar da inocência do marido, que também colabora para isso. O Nick interpretado por Ben Affleck é inepto e tem um comportamento estranho em relação aos acontecimentos, a ponto de sorrir para tirar uma selfie com uma das voluntárias na busca pela esposa. Mas uma reviravolta na trama nos faz mergulhar em uma mente doentia e perturbada, de alguém obcecado por controle, como em um looping de montanha-russa.
O elenco, quase inteiramente desconhecido - a exceção é Ben Affleck - realiza muito bem sua tarefa, especialmente Rosamund Pike. Sua Amy Dunne é enigmática e a atriz incorpora muito bem o papel de esposa sofredora, capaz de tudo para estar no comando de seu destino.
No domínio pleno da arte de contar histórias, David Fincher tem no roteiro - escrito pela autora do livro - seu maior trunfo. A narrativa que vai e vem no tempo não confunde, ao mesmo tempo em que não oferece soluções simplistas para os problemas que vão surgindo no caminho, de tal forma que a descoberta do caráter verdadeiro de alguns personagens modifica seriamente a perspectiva que temos deles. A cena que abre e encerra o filme é especialmente simbólica, pois nas duas vezes que a vemos, temos uma percepção completamente diferente; é a mesma cena, com o mesmo texto, mas os personagens estão inteiramente diferentes, pelo menos aos olhos do espectador, isso porque no final já conhecemos a dura verdade de cada um.

Garota Exemplar (2014) on IMDb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo