Filmes Esquecidos

Este espaço é reservado para aqueles filmes que a gente já viu, mas que foram esquecidos. Esquecidos na programação da TV, nos comentários dos críticos e pelo público. Mas merecem uma segunda chance, afinal de contas, são ótimos.

Cowboys do Espaço (Space Cowboys, EUA, 2000)

Dirigido por Clint Eastwood - para mim, o maior diretor americano vivo - esta aventura espacial é um verdadeiro desfile de grandes atores veteranos, que aqui tiveram a chance de mais uma vez protagonizarem uma superprodução. Estou falando de James Garner (Fugindo do Inferno), Donald Sutherland (M-A-S-H), Tommy Lee Jones (Onde os Fracos Não Têm Vez) e do próprio Eastwood. Na trama, 40 anos depois de terem perdido a chance de ir ao espaço na primeira missão americana, a equipe Dédalo, formada pelos quatro amigos, é reunida e tem a oportunidade de embarcarem em um ônibus espacial com a tarefa de recolocar um velho satélite russo em órbita, que possui o sistema de navegação desenvolvido 40 anos antes por Frank Corvin (Clint Eastwood), cujo mecanismo apenas ele entende, em um mundo tecnologicamente avançado.
Com a difícil tarefa de passarem nos testes físicos e psicológicos, os astronautas superam todas as adversidades e chegam ao espaço, mas descobrem algo mais na missão, o que acaba comprometendo o sucesso da empreitada.
Cowboys do Espaço é uma aventura à moda antiga, mas não se furta em usar recursos de efeitos visuais avançados (algo raro em filmes de Eastwood, que voltou a usá-los em Além da Vida de 2010), com cenas repletas de tensão e suspense, e um humor refinado e interessante. Em uma cena, o personagem de Eastwood volta-se para seus amigos e diz: "Estamos obsoletos." Este saudável hábito de rir de si mesmo deixa a produção ainda mais leve e agradável, perfeita para ser vista em uma despretensiosa tarde de sábado.

(Publicado em 06/04/2013)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

22 pessoas que se parecem com desenhos animados

Amazon Prime Video: vale a pena a assinatura?

Cobra Kai - Sem misericórdia, sequência de Karatê Kid é triunfo narrativo